sexta-feira, 13 de junho de 2014

AVDs : Uma maneira lúdica de aprender.










Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Graduação em Terapia Ocupacional
Disciplina: Clínica da Infância e Adolescência
Docentes: Rita Gaspar / Sandra Almeida
Discente: Flávia Coelho

Brinquedo com análise de atividade

O ambiente hospitalar é composto por fatores que originam a ociosidade, e isso, por sua vez acarreta comprometimento do exercício pleno das atividades de vida diárias (AVD) de pacientes infantis internados. Nesse sentido, faz-se necessário o treino das AVD’S de uma forma lúdica, proporcionando, higiene,e bem estar,melhorando a qualidade de vida.

 AVDs: Uma maneira lúdica de aprender

Proposta do Terapeuta Ocupacional

Apresentação: jogo composto por 16 caixas de fósforo vazias
Número de participantes: individual
Idade dos jogadores: todas as idades

Objetivo geral:
Ø  Estimular a realização das Atividades de vida Diária (AVDs).

Objetivos específicos
Ø  Promover a atenção
Ø  Promover o pensamento lógico
Ø  Estimular a memória
Ø  Estimular a capacidade viso-motora
Ø  Estimular a preensão fina
Ø  Estimular a amplitude de movimento dos membros superiores

Dinâmica da Atividade
Misturam-se as caixas de fósforo,  solicita-se que o jogador as organize a fim de montar uma figura de ações de higiene que devem fazer parte do seu cotidiano como AVD.

Observação:
Ø  Caso o participante encontre dificuldade em finalizar o jogo, o terapeuta ocupacional pode facilitar o processo informando pistas sobre a figura a ser formada, tornando mais fácil a associação do participante frente as peças do jogo.