quinta-feira, 5 de junho de 2014

Proposta de Atividade Lúdica para o desenvolvimento infantil




Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Campus II)
Curso de Terapia Ocupacional
Disciplina: Prática em TO Clínica II
Docente: Sandra Almeida
Discente: Carolina Barbosa Sampaio


ANÁLISE DE BRINQUEDO COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE


·         Jogo da Memória

Proposta do fabricante: Jogo composto de 22 cartas ilustradas com desenhos qualquer (animais ou letras ou números, entre outros).
Número de participantes: 2 a 4 pessoas.
Idade dos jogadores: a partir dos 5 anos.
Dinâmica do jogo: As cartas, após serem misturadas, estarão voltadas para baixo e cada jogador, na sua vez, poderá escolher dois cartões para virar e observar se são iguais, caso for, este terá a chance de jogar novamente, caso contrário, as cartas voltam para posição inicial e a sequência seguirá ao próximo jogador e assim sucessivamente até que todas as cartas sejam reviradas e com seus respectivos pares, sendo o vencedor aquele que adquiriu o maior número de pares.

·         Proposta do Terapeuta: Jogo de Memória das AVD’S

Discente do 2º ano do Curso de Terapia Ocupacional:  Carolina Barbosa
Novas possibilidades: Jogo composto de 22 cartões com imagens ilustrativas de algumas atividades de vida diária, tanto de autocuidado comode tarefas diárias.
Participantes: 2 a 4 pessoas, e deve ser jogados em dupla ou mais participantes, com idade a partir dos 4anos.
Objetivo Geral:Estimular e favorecer as habilidades cognitivas e motora dos participantes.
Objetivos Específicos:
1.    Estimular a percepção visual;
2.    Estimular a capacidade viso-motora;
3.    Favorecer o desenvolvimento/aperfeiçoamento da atenção e concentração;
4.    Estimular a memória;
5.    Estimular a capacidade de realizar associações de imagens;
6.    Favorecer o conhecimento e a importância sobre as AVD’s;
7.    Favorecer a comunicação oral;
Dinâmica da atividade: Os cartões do jogo serão misturados e voltados com as imagens para baixo e em seguida será solicitado que um dos participantes inicie o jogo. Cada jogador, em uma rodada, terá que virar duas cartas conseguintes, se estas forem diferentes, o participante as retorna para a posição inicial e dar sequência ao jogo sendo a vez do próximo jogador. Entretanto, se as cartas forem iguais, é solicitado pelo terapeuta que o jogador identifique qual a atividade ilustrada e ainda que este profissional dê uma breve explicação sobre a importância daquela determinada atividade, após, o participante terá a oportunidade de jogar novamente, até que este não consiga mais acertar os cartões iguais. Dessa maneira, o jogo segue sucessivamente até que todas as cartas sejam reviradas e com seus respectivos pares. O ganhador será o participante que conseguir o maior número de acerto dos pares.

Observações:

Os recursos utilizados para a confecção do material foram:
Ø  Papel A4;
Ø  Imagens de atividades diversas;
Ø  Cartolina;
Ø  Papel Cartão;
Ø  Papel Destac;
Ø  Cola;
Ø  Tesoura




2 comentários:

  1. A presente proposta foi elaborada e analisada pela discente do curso de Terapia Ocupacional Carolina Barbosa Sampaio,aluna do 2º ano da Universidade do Estado do Pará como tarefa da disciplina pratica 2 cujo tema é o desenvolvimento infantil,aqui o aluno confecciona um brinquedo e faz uma analise terapêutica da atividade, e apresenta à crianças objetivando o desenvolvimento infantil de forma lúdica. Parabéns Carol

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  2. Muito obrigada por todo apoio oferecido Professora, e por aprender muito com a senhora nessa jornada acadêmica em busca da realização de um sonho: ser Terapeuta Ocupacional. Obrigada de verdade, seus ensinamentos serão sempre lembrados e bastantes significativos não só para a evolução profissional, mas pessoal também! Obrigada novamente pelo apoio, incentivo e reconhecimento de uma produção como esta!

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