Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Campus II)
Curso de Terapia Ocupacional
Disciplina: Prática em TO Clínica II
Docente: Sandra Almeida
Discente: Carolina Barbosa Sampaio
ANÁLISE DE BRINQUEDO COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE
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Jogo da Memória
Proposta do fabricante:
Jogo composto de 22 cartas ilustradas com desenhos qualquer (animais ou letras
ou números, entre outros).
Número de participantes: 2
a 4 pessoas.
Idade dos jogadores: a
partir dos 5 anos.
Dinâmica do jogo: As
cartas, após serem misturadas, estarão voltadas para baixo e cada jogador, na
sua vez, poderá escolher dois cartões para virar e observar se são iguais, caso
for, este terá a chance de jogar novamente, caso contrário, as cartas voltam
para posição inicial e a sequência seguirá ao próximo jogador e assim
sucessivamente até que todas as cartas sejam reviradas e com seus respectivos
pares, sendo o vencedor aquele que adquiriu o maior número de pares.
·
Proposta
do Terapeuta: Jogo de Memória das AVD’S
Discente do 2º ano do Curso de Terapia Ocupacional: Carolina
Barbosa
Novas possibilidades: Jogo
composto de 22 cartões com imagens ilustrativas de algumas atividades de vida
diária, tanto de autocuidado comode tarefas diárias.
Participantes: 2 a
4 pessoas, e deve ser jogados em dupla ou mais participantes, com idade a
partir dos 4anos.
Objetivo Geral:Estimular
e favorecer as habilidades cognitivas e motora dos participantes.
Objetivos Específicos:
1. Estimular
a percepção visual;
2. Estimular
a capacidade viso-motora;
3. Favorecer
o desenvolvimento/aperfeiçoamento da atenção e concentração;
4. Estimular
a memória;
5. Estimular
a capacidade de realizar associações de imagens;
6. Favorecer
o conhecimento e a importância sobre as AVD’s;
7. Favorecer
a comunicação oral;
Dinâmica da atividade: Os
cartões do jogo serão misturados e voltados com as imagens para baixo e em
seguida será solicitado que um dos participantes inicie o jogo. Cada jogador,
em uma rodada, terá que virar duas cartas conseguintes, se estas forem
diferentes, o participante as retorna para a posição inicial e dar sequência ao
jogo sendo a vez do próximo jogador. Entretanto, se as cartas forem iguais, é
solicitado pelo terapeuta que o jogador identifique qual a atividade ilustrada
e ainda que este profissional dê uma breve explicação sobre a importância
daquela determinada atividade, após, o participante terá a oportunidade de jogar
novamente, até que este não consiga mais acertar os cartões iguais. Dessa
maneira, o jogo segue sucessivamente até que todas as cartas sejam reviradas e
com seus respectivos pares. O ganhador será o participante que conseguir o
maior número de acerto dos pares.
Observações:
Os recursos utilizados
para a confecção do material foram:
Ø Papel A4;
Ø Imagens de atividades
diversas;
Ø Cartolina;
Ø Papel Cartão;
Ø Papel Destac;
Ø Cola;
Ø Tesoura