Universidade
do Estado do Pará
Centro
de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso
de Graduação em Terapia Ocupacional
Disciplina:
Clínica da Infância e Adolescência
Docentes:
Rita Gaspar / Sandra Almeida
Discente:
Flávia Coelho
Brinquedo com análise de atividade
O ambiente hospitalar é
composto por fatores que originam a ociosidade, e isso, por sua vez acarreta
comprometimento do exercício pleno das atividades de vida diárias (AVD) de
pacientes infantis internados. Nesse sentido, faz-se necessário o treino das
AVD’S de uma forma lúdica, proporcionando, higiene,e bem estar,melhorando a qualidade
de vida.
AVDs: Uma maneira lúdica de
aprender
Proposta do Terapeuta Ocupacional
Apresentação:
jogo composto por 16 caixas de fósforo vazias
Número de participantes:
individual
Idade dos jogadores:
todas as idades
Objetivo geral:
Ø Estimular
a realização das Atividades de vida Diária (AVDs).
Objetivos específicos
Ø Promover
a atenção
Ø Promover
o pensamento lógico
Ø Estimular
a memória
Ø Estimular
a capacidade viso-motora
Ø Estimular
a preensão fina
Ø Estimular
a amplitude de movimento dos membros superiores
Dinâmica da Atividade
Misturam-se
as caixas de fósforo, solicita-se que o
jogador as organize a fim de montar uma figura de ações de higiene que devem
fazer parte do seu cotidiano como AVD.
Observação:
Ø Caso
o participante encontre dificuldade em finalizar o jogo, o terapeuta
ocupacional pode facilitar o processo informando pistas sobre a figura a ser
formada, tornando mais fácil a associação do participante frente as peças do
jogo.