quinta-feira, 12 de junho de 2014

BRINQUEDO COM ANÁLISE DE ATIVIDADE: ACERTANDO AS FICHAS

















UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
DISCIPLINA: PRÁTICA EM TERAPIA OCUPACIONAL CLÍNICA II
DOCENTES: RITA GASPAR E SANDRA ALMEIDA
MONITORA: ALICE MAYARA
DISCENTE: ZENIRA BECKER

BRINQUEDO COM ANÁLISE DE ATIVIDADE

JOGO: ACERTANDO AS FICHAS

PROPOSTA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

Apresentação: Jogo composto por 15 fichas de tamanhos e cores diversas, e uma caixa com cinco aberturas com cores e tamanhos correspondentes às fichas. Sendo que cada abertura na caixa representa um número e as fichas estão em quantidades correspondentes a cada número.

Número de participantes: Individual.

Idade dos jogadores: Crianças na fase de alfabetização.

Objetivo Geral: Estimular a cognição e a coordenação viso-motora.

Objetivo Específico:
v  Estimular o conhecimento das cores e dos números;
v  Estimular a noção de tamanho e de quantidade;
v  Estimular a coordenação motora fina
v  Estimular o movimento de pinça

Dinâmica da Atividade: O terapeuta espalha as fichas sobre a mesa e solicita que a criança coloque a ficha de determinada cor na caixa pela abertura de cor correspondente a esta ficha. Sempre estimulando a criança a associar a quantidade de fichas com o número em algarismo.

Observação:

v      Pode ser solicitada à criança que pegue a maior e/ou menor ficha e coloque dentro da caixa pela abertura correspondente à cor e ao tamanho.
v  Também pode ser disposta á mesa uma maior quantidade de fichas, para que a criança conte e coloque a quantidade correspondente a cada número da caixa, sem que seja induzida a colocar a quantidade certa devido ao número limitado de fichas.