UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
DISCIPLINA: PRÁTICA EM TERAPIA OCUPACIONAL
CLÍNICA II
DOCENTES: RITA GASPAR E SANDRA ALMEIDA
MONITORA: ALICE MAYARA
DISCENTE: ZENIRA BECKER
BRINQUEDO COM ANÁLISE
DE ATIVIDADE
JOGO: ACERTANDO AS FICHAS
PROPOSTA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL
Apresentação:
Jogo composto por 15 fichas de tamanhos e cores diversas, e uma
caixa com cinco aberturas com cores e tamanhos correspondentes às fichas. Sendo
que cada abertura na caixa representa um número e as fichas estão em
quantidades correspondentes a cada número.
Número de
participantes: Individual.
Idade dos
jogadores: Crianças na fase de alfabetização.
Objetivo
Geral: Estimular a cognição e a coordenação viso-motora.
Objetivo
Específico:
v
Estimular o conhecimento das cores e dos números;
v
Estimular a noção de tamanho e de quantidade;
v
Estimular a coordenação motora fina
v
Estimular o movimento de pinça
Dinâmica
da Atividade: O terapeuta espalha as fichas sobre a mesa e solicita que a
criança coloque a ficha de determinada cor na caixa pela abertura de cor
correspondente a esta ficha. Sempre estimulando a criança a associar a
quantidade de fichas com o número em algarismo.
Observação:
v Pode ser solicitada à criança que pegue a maior e/ou menor ficha e
coloque dentro da caixa pela abertura correspondente à cor e ao tamanho.
v
Também pode ser disposta á mesa uma maior quantidade de fichas,
para que a criança conte e coloque a quantidade correspondente a cada número da
caixa, sem que seja induzida a colocar a quantidade certa devido ao número
limitado de fichas.