UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
DISCIPLINA: PRATICA CLÍNICA EM TERAPIA OCUPACIONAL II
DOCENTE: Sandra Almeida
DISCENTE: Rafael Willer Santos de Alcântara
Análise
de Brinquedo como Proposta de Atividade
Brinquedo:
Jogo da Memória
Proposta:
O jogo tem como proposta que os jogadores virem um par de peças por vez e caso
encontre os semelhantes ficam com as peças e jogam novamente. Em caso de erro,
passará a vez ao próximo jogador.
Idade
dos Jogadores: Entre 4 a 7 anos
PROPOSTA
DO TERAPEUTA
Objetivo
Geral: Estimular a percepção acerca dos objetos presentes nas figuras que
remetem a vida diária, a coordenação motora grossa, fina e viso-motora
Objetivos
Específicos:
- Estimular
a percepção de figuras
- Estimular
a percepção de cores
- Promover
a socialização
- Estimular
a associação com o cotidiano
- Promover
o aprendizado de regras sociais
- Estimular
o raciocínio logico
- Estimular
a memória
Dinâmica
da Atividade:
- No começo, se apresenta os cartões com as figuras para os participantes. Em seguida, os mesmos serão embaralhados e dispostos sobre a superfície com a costa para cima. Logo, será escolhido o primeiro participante e este virará devagar um cartão de cada vez para tentar achar um par. A cada cartão virado, será perguntando ao participante se ele conhece o objeto que está presente na figura, se sim, o mesmo deverá dizer onde o mesmo se encaixa em seu cotidiano, se não, o terapeuta ocupacional poderá explicar a ele (a) o que é aquele objeto, sua função e onde pode ser encontrado no cotidiano das pessoas. Caso o participante acerte o par, deverá jogar novamente, em caso de erro, passará a vez para o colega ao lado direito. A mesma dinâmica será realizada com cada um dos jogadores. Vence aquele que conseguir mais pares de cartões.
Materiais:
- Papel
cartão colorido
- Figuras
de objetos diários
- Cola
- Papel
contact para plastificar os cartões