quarta-feira, 10 de junho de 2015

Atividade de vida diária






UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
DISCIPLINA: PRATICA CLÍNICA EM TERAPIA OCUPACIONAL II
DOCENTE: Sandra Almeida
DISCENTE: Rafael Willer Santos de Alcântara

Análise de Brinquedo como Proposta de Atividade
Brinquedo: Jogo da Memória

Proposta: O jogo tem como proposta que os jogadores virem um par de peças por vez e caso encontre os semelhantes ficam com as peças e jogam novamente. Em caso de erro, passará a vez ao próximo jogador.
Idade dos Jogadores: Entre 4 a 7 anos

PROPOSTA DO TERAPEUTA
Objetivo Geral: Estimular a percepção acerca dos objetos presentes nas figuras que remetem a vida diária, a coordenação motora grossa, fina e viso-motora

Objetivos Específicos:

  • Estimular a percepção de figuras
  • Estimular a percepção de cores
  • Promover a socialização
  • Estimular a associação com o cotidiano
  • Promover o aprendizado de regras sociais
  • Estimular o raciocínio logico
  • Estimular a memória

Dinâmica da Atividade:

  • No começo, se apresenta os cartões com as figuras para os participantes. Em seguida, os mesmos serão embaralhados e dispostos sobre a superfície com a costa para cima. Logo, será escolhido o primeiro participante e este virará devagar um cartão de cada vez para tentar achar um par. A cada cartão virado, será perguntando ao participante se ele conhece o objeto que está presente na figura, se sim, o mesmo deverá dizer onde o mesmo se encaixa em seu cotidiano, se não, o terapeuta ocupacional poderá explicar a ele (a) o que é aquele objeto, sua função e onde pode ser encontrado no cotidiano das pessoas. Caso o participante acerte o par, deverá jogar novamente, em caso de erro, passará a vez para o colega ao lado direito. A mesma dinâmica será realizada com cada um dos jogadores. Vence aquele que conseguir mais pares de cartões.
Materiais:

  • Papel cartão colorido
  • Figuras de objetos diários
  • Cola
  • Papel contact para plastificar os cartões