UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
DISCIPLINA: PRÁTICA EM TERAPIA OCUPACIONAL
CLÍNICA II
DOCENTES: RITA GASPAR E SANDRA ALMEIDA
MONITORA: ALICE MAYARA
DISCENTE: ZENIRA BECKER
BRINQUEDO COM ANÁLISE
DE ATIVIDADE
JOGO: ACERTANDO AS FICHAS
PROPOSTA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL
Apresentação:
Jogo composto por 15 fichas de tamanhos e cores diversas, e uma
caixa com cinco aberturas com cores e tamanhos correspondentes às fichas. Sendo
que cada abertura na caixa representa um número e as fichas estão em
quantidades correspondentes a cada número.
Número de
participantes: Individual.
Idade dos
jogadores: Crianças na fase de alfabetização.
Objetivo
Geral: Estimular a cognição e a coordenação viso-motora.
Objetivo
Específico:
v
Estimular o conhecimento das cores e dos números;
v
Estimular a noção de tamanho e de quantidade;
v
Estimular a coordenação motora fina
v
Estimular o movimento de pinça
Dinâmica
da Atividade: O terapeuta espalha as fichas sobre a mesa e solicita que a
criança coloque a ficha de determinada cor na caixa pela abertura de cor
correspondente a esta ficha. Sempre estimulando a criança a associar a
quantidade de fichas com o número em algarismo.
Observação:
v Pode ser solicitada à criança que pegue a maior e/ou menor ficha e
coloque dentro da caixa pela abertura correspondente à cor e ao tamanho.
v
Também pode ser disposta á mesa uma maior quantidade de fichas,
para que a criança conte e coloque a quantidade correspondente a cada número da
caixa, sem que seja induzida a colocar a quantidade certa devido ao número
limitado de fichas.
A proposta é da discente ZENIRA BECKER, aluna do segundo ano do Curso de Terapia Ocupacional da UEPA, Zenira propõem uma atividade lúdica que vai estimular o conhecimento numérico, e de cores, para crianças em fase de alfabetização. Parabéns Zenira, continue criando os brinquedos para favorecer as atividades do Terapeuta Ocupacional e o desenvolvimento infantil
ResponderExcluirZenira Becker Obrigada professora pela proposta inovadora de criar um brinquedo que parece tão simples mas com tantos objetivos terapêuticos. Foi um prazer realizar essa atividade. Muito obrigada pelas oportunidades e pelos ensinamentos.
ResponderExcluir