segunda-feira, 9 de junho de 2014

Brinquedo terapêutico para atividades respiratórias





Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Campus II)
Curso de Terapia Ocupacional
Disciplina: Prática em TO Clínica II
Docente: Sandra Almeida
Discente: Paloma Mendes

ANÁLISE DE BRINQUEDO COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE

Proposta de Brinquedo: Brinquedo terapêutico para atividades respiratórias
Terapeuta Ocupacional : Discente Paloma Mendes
Participantes: Atividade Individual.
Objetivo Geral: Favorecer a  amplitude respiratória do participante, e estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras.  
Objetivos Específicos:
1.    Estimular a movimentação dos músculos respiratórios
2.    Facilitar o aprendizado da respiração correta
3.    Favorecer o  relaxamento
4.  Estimular a cognição, de cores, tamanho, textura dos balões e das fitas, e a capacidade motora fina do participante.
Dinâmica da atividade:
Apresentamos um tubo de PVC envolto com fitas coloridas, e balões coloridos, que a criança possa associar os balões com a cor da fita, o tubo antes da fita deverá ter uma parte sem fita para favorecer a higienização. Os balões coloridos devem ter  diferentes cores, e iguais as fitas presentes no tubo. O profissional que irá conduzir a atividade  deve pedir que a criança pegue o balão referente a primeira cor do tubo respiratório, e assim por diante, fazendo com que a criança saiba associar e aprender as seis cores disponibilizadas. A criança colocará o balão na ponta do tubo para estimular a capacidade motora fina, em seguida enche seu pulmões de ar, e libera-o de uma única vez no tubo, à medida que o participante escolher a cor correta dos balões fazendo com que o balão se encha com a quantidade de ar que foi expirado, apresentará maior expansão pulmonar e terá oportunidade de inspirar, e expirar seis vezes, sempre tendo o cuidado de orientar a maneira correta da respiração em cada etapa, desta forma, a criança aprenderá ao final da atividade, que ela tem a capacidade de realizar o movimento correto da respiração, sem a ajuda do brinquedo. Por fim, poderá ser observado pelo participante a quantidade de ar presente nos balões e diferenciar,  tamanhos, textura e associação ente os balões e a cor das fitas . Ao realizar a atividade, higienizar a ponta do tubo que for entrar em contato com a boca do participante, de preferência que  seja individualizado.
Os recursos utilizados para a confecção do material são:
·         6 mini tubos de PVC
·         Cola branca e antialérgica
·         Tesoura
·         Fitas de Cetim
Observações:
A criança que se encontra em hospitalização necessita de estratégias para minimizar seus efeitos negativos. As atividades lúdicas apresentam-se como catalisadores no processo de entendimento da situação vivenciada e para melhor adaptação da criança no contexto hospitalar. Além de diversos outros fatores que o brincar proporciona á criança, como: Estimular a realizar suas ocupações e favorecer o bom desenvolvimento infantil. Desta forma observa-se, que as crianças hospitalizadas algumas com diagnóstico de câncer apresentavam dificuldades respiratórias. Geralmente haviam duas vertentes: aqueles que tinham medos e bloqueavam a respiração, e aqueles que respiravam de maneira ofegante, pelo nervosismo em esperar mais uma furada para receber a quimioterapia.
A respiração é uma técnica eficaz com estas crianças, pois revitaliza os fluxos energéticos e aumenta a paz interior. A partir do momento em que o ser humano passa a ter consciência dos seus sentimentos e de suas emoções, passa a respirar de forma diferente. Alguns sentimentos como o medo, raiva e frustração, interferem na entrada e saída do ar, visto que esta, é o elemento fundamental para a conexão do corpo com as emoções. As consequências da respiração inadequada são múltiplas, porém nos exige mais atenção: as emoções negativas ficam armazenadas no psique humano. Por esse motivo, o organismo todo se desgasta, pois essas emoções negativas acabam usufruindo de muita energia corporal, dificultando assim o bem-estar das crianças em qualquer tipo de hospitalização.
Pelos motivos citados acima, devemos reeducar nossa respiração, principalmente de indivíduos que passaram e/ou estão passando por alguma dificuldade. A boa respiração afeta positivamente o sistema nervoso e elimina boa parte das tensões físicas e emocionais, também proporciona um fluxo perfeito de energia vital, consequentemente, garante a melhoria da saúde e previne doenças, pois o ar circula em todos os órgãos. Permite também a reflexão do aqui e o agora. Além de proporcionar a conscientização da respiração adequada. O brinquedo aqui apresentado estimula o cognitivo e o motor do participante, a medida que ao escolher o balão que será enchido, a criança deverá pegar a cor do balão referente a cor da fita de cetim presente no tubo, como forma de associação das cores presentes. Sabendo também diferenciar os tamanhos dos balões, conforme a quantidade de ar liberado em cada balão.




3 comentários:

  1. Hoje a idéia é da Discente do segundo ano do Curso de Terapia Ocupacional da UEPA, Paloma Mendes,é uma proposta baseada em atividades respiratória de ioga, e que foi testada em seu irão,conforme fotografia(consentimento de publicação),foi analisada para atividades de Terapia Ocupacional, e sua importância fundamentada como forma de demonstrar a sua relevância no trabalho respiratório, estimulo motor e cognitivo de crianças que necessitem realizar movimentos respiratórios para expansão pulmonar. Parabéns Paloma, continue assim pesquisando e apresentando ideias inovadoras.

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  2. A atividade busca trabalhar a capacidade respiratória,é uma proposta da Paloma Mendes,durante suas intervenções no ambiente hospitalar, ela observou um comprometimento na capacidade pulmonar de determinadas crianças, fez uma pesquisa baseada em atividades de ioga e ai está o resultado.Parabéns.

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  3. Eu amei... Será que posso fazer pro meu trabalho de escola sobre saúde da criança?

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