Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Campus II)
Curso de Terapia Ocupacional
Disciplina: Prática em TO Clínica II
Docente: Sandra Almeida
Discente: Paloma Mendes
ANÁLISE DE BRINQUEDO COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE
Proposta
de Brinquedo: Brinquedo terapêutico para atividades respiratórias
Terapeuta
Ocupacional : Discente Paloma Mendes
Participantes:
Atividade
Individual.
Objetivo
Geral: Favorecer a amplitude respiratória do participante, e estimular
o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras.
Objetivos
Específicos:
1.
Estimular a movimentação dos músculos
respiratórios
2.
Facilitar o aprendizado da respiração correta
3.
Favorecer o relaxamento
4. Estimular a cognição, de cores, tamanho, textura
dos balões e das fitas, e a capacidade motora fina do participante.
Dinâmica
da atividade:
Apresentamos um tubo de PVC
envolto com fitas coloridas, e balões coloridos, que a criança possa associar os
balões com a cor da fita, o tubo antes da fita deverá ter uma parte sem fita
para favorecer a higienização. Os balões coloridos devem ter diferentes cores, e iguais as fitas presentes no
tubo. O profissional que irá conduzir a atividade deve pedir que a criança pegue o balão
referente a primeira cor do tubo respiratório, e assim por diante, fazendo com
que a criança saiba associar e aprender as seis cores disponibilizadas. A
criança colocará o balão na ponta do tubo para estimular a capacidade motora
fina, em seguida enche seu pulmões de ar, e libera-o de uma única vez no tubo, à
medida que o participante escolher a cor correta dos balões fazendo com que o
balão se encha com a quantidade de ar que foi expirado, apresentará maior expansão
pulmonar e terá oportunidade de inspirar, e expirar seis vezes, sempre tendo o
cuidado de orientar a maneira correta da respiração em cada etapa, desta forma,
a criança aprenderá ao final da atividade, que ela tem a capacidade de realizar
o movimento correto da respiração, sem a ajuda do brinquedo. Por fim, poderá
ser observado pelo participante a quantidade de ar presente nos balões e
diferenciar, tamanhos, textura e
associação ente os balões e a cor das fitas . Ao realizar a atividade, higienizar
a ponta do tubo que for entrar em contato com a boca do participante, de preferência
que seja individualizado.
Os
recursos utilizados para a confecção do material são:
·
6 mini tubos de PVC
·
Cola branca e antialérgica
·
Tesoura
·
Fitas de Cetim
Observações:
A criança que se encontra em
hospitalização necessita de estratégias para minimizar seus efeitos negativos.
As atividades lúdicas apresentam-se como catalisadores no processo de
entendimento da situação vivenciada e para melhor adaptação da criança no
contexto hospitalar. Além de diversos outros fatores que o brincar proporciona
á criança, como: Estimular a realizar suas ocupações e favorecer o bom
desenvolvimento infantil. Desta forma observa-se, que as crianças hospitalizadas
algumas com diagnóstico de câncer apresentavam dificuldades respiratórias.
Geralmente haviam duas vertentes: aqueles que tinham medos e bloqueavam a
respiração, e aqueles que respiravam de maneira ofegante, pelo nervosismo em
esperar mais uma furada para receber a quimioterapia.
A respiração é uma técnica
eficaz com estas crianças, pois revitaliza os fluxos energéticos e aumenta a paz
interior. A partir do momento em que o ser humano passa a ter consciência dos
seus sentimentos e de suas emoções, passa a respirar de forma diferente. Alguns
sentimentos como o medo, raiva e frustração, interferem na entrada e saída do
ar, visto que esta, é o elemento fundamental para a conexão do corpo com as
emoções. As consequências da respiração inadequada são múltiplas, porém nos
exige mais atenção: as emoções negativas ficam armazenadas no psique humano.
Por esse motivo, o organismo todo se desgasta, pois essas emoções negativas
acabam usufruindo de muita energia corporal, dificultando assim o bem-estar das
crianças em qualquer tipo de hospitalização.
Pelos motivos citados acima,
devemos reeducar nossa respiração, principalmente de indivíduos que passaram
e/ou estão passando por alguma dificuldade. A boa respiração afeta
positivamente o sistema nervoso e elimina boa parte das tensões físicas e
emocionais, também proporciona um fluxo perfeito de energia vital, consequentemente,
garante a melhoria da saúde e previne doenças, pois o ar circula em todos os
órgãos. Permite também a reflexão do aqui e o agora. Além de proporcionar a
conscientização da respiração adequada. O brinquedo aqui apresentado estimula o
cognitivo e o motor do participante, a medida que ao escolher o balão que será
enchido, a criança deverá pegar a cor do balão referente a cor da fita de cetim
presente no tubo, como forma de associação das cores presentes. Sabendo também
diferenciar os tamanhos dos balões, conforme a quantidade de ar liberado em
cada balão.
Hoje a idéia é da Discente do segundo ano do Curso de Terapia Ocupacional da UEPA, Paloma Mendes,é uma proposta baseada em atividades respiratória de ioga, e que foi testada em seu irão,conforme fotografia(consentimento de publicação),foi analisada para atividades de Terapia Ocupacional, e sua importância fundamentada como forma de demonstrar a sua relevância no trabalho respiratório, estimulo motor e cognitivo de crianças que necessitem realizar movimentos respiratórios para expansão pulmonar. Parabéns Paloma, continue assim pesquisando e apresentando ideias inovadoras.
ResponderExcluirA atividade busca trabalhar a capacidade respiratória,é uma proposta da Paloma Mendes,durante suas intervenções no ambiente hospitalar, ela observou um comprometimento na capacidade pulmonar de determinadas crianças, fez uma pesquisa baseada em atividades de ioga e ai está o resultado.Parabéns.
ResponderExcluirEu amei... Será que posso fazer pro meu trabalho de escola sobre saúde da criança?
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