Não há duas crianças com necessidades especiais iguais, nem as que têm necessidades especiais semelhantes, vamos explorar as necessidades especiais variadas e saber como estimular uma criança com necessidades especiais e ajudá-la em no processo de seu desenvolvimento
O papel dos pais
Dar
amor e apoio - as
criança com necessidades especiais precisam de amor e apoio de seus
pais, assim como qualquer criança. Algumas vezes, os pais ficam tão
absorvidos pela necessidade de estimular seu filho e compensar sua deficiência
que acabam esquecendo que a tarefa mais importante é amá-lo e gostar dele como
ser humano. Quando uma criança vê que seus pais gostam de estar com ela, ela
aumenta o valor que dá a si própria. Esse sentimento crescente de valor é uma
medida importante do sucesso dos pais em criar uma criança com necessidade
especial.
Estimule
a independência - se
você tem uma criança com necessidades especiais, seus objetivos são estimular a
independência e ajudar seu filho a desenvolver um sentimento de valor e
realização pessoal. Com terapia e jogos, você ajuda o seu filho a lidar
com seu problema e realizar seu potencial completo. A quantidade de
independência de seu filho vai depender, bastante, não apenas de qual
necessidade especial ele possui, mas como você o deixa realizar
sozinho cada estágio.
Todas
as crianças passam por momentos em que parecem parar de melhorar ou
quando podem até regredir um pouco. Esse pode ser um momento especialmente
difícil para os pais, pois têm que aprender a avaliar o
progresso de seu filho.
Concentre-se
em objetivos a curto prazo - quando
seu filho atingir um platô (estagnar seu desenvolvimento), olhe para trás e se
concentre no quanto ele já progrediu. Este também pode ser um bom momento para
esquecer objetivos a longo prazo e se concentrar nos objetivos a curto prazo:
alimentar-se com as mãos, vestir-se, repetir a primeira palavra ou frase
inteligível ou finalmente ir ao banheiro sozinho. Quando os pais concentram
suas energias em um único objetivo a curto prazo, uma criança
com necessidade especial pode começar a progredir novamente. Ao parar
de observar como a criança lida com esses desafios, como se adapta a novas e
maiores necessidades, os pais podem se ajudar a desenvolver expectativas
realistas para seus filhos.
As
crianças progridem mais quando os pais agem como seus advogados, escolhendo os
métodos educacionais mais apropriados, definindo objetivos razoáveis e
fornecendo um ambiente caloroso e protetor. Os pais deveriam enxergar a si
próprios como parceiros dos profissionais na hora de planejar os cuidados de
seus filhos com necessidades espaciais.
Estimulando
o potencial de desenvolvimento
A
partir do momento em que nascem, as crianças começam a aprender sobre o mundo
ao seu redor. Elas aprendem através de seus movimentos e dos cinco sentidos.
Quando um ou mais desses sentidos são danificados, a maneira como a criança vê
o mundo é alterada e sua habilidade de aprender se altera. Mas com os avanços
na medicina, tecnologia e nossa compreensão sobre como os bebês crescem e
aprendem, podemos esperar desenvolvimento mental e físico muito maior de crianças
com com necessidades especiais do que imaginávamos há uma
década. O tamanho desse desenvolvimento depende da extensão da sua limitação,
quão breve ela foi diagnosticada corretamente e o quão rapidamente a criança é
colocada em um ambiente de estímulos apropriados. Crianças com limitações
mentais, por exemplo, precisam de estímulos freqüentes e consistentes devido às
suas dificuldades de concentração e memória. Elas também podem ter dificuldades
de percepção que tornam difícil compreender o que está acontecendo ao redor e o
motivo dessas coisas.
Concentre-se
no sentido debilitado - em
muitos casos, as habilidades da criança podem ser melhoradas ao estimular o
sentido deficiente. Crianças com distrofia muscular, síndrome de Down e
paralisia cerebral costumam se beneficiar de um programa de fisioterapia que
exercite seus músculos. Exercitar as pernas e pés da criança com casos graves
de espinha bífida os preparam para andar com aparelhos e muletas. Já as
crianças surdas podem aprender a usar sua audição residual com a ajuda de
equipamentos auditivos e treinamento auditivo que aumenta e expande sua
habilidade de ouvir. As crianças cegas podem afiar seus outros sentidos
para ajudar a compensar sua falta de visão, enquanto aprendem sobre o mundo. E,
por último, as crianças com síndrome de Down e paralisia cerebral também podem
se beneficiar de terapias visuais, auditivas e ocupacionais.
Trabalhe
com uma Equipe multiprofissional - ( fisioterapeuta,
terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo) em programas de estímulo
preparados para crianças desde o nascimento até os três anos demonstram
que mesmo crianças com necessidades especiais graves podem aprender,
crescer e participar do mundo que as cerca. Os pais podem guiar muitos dos
exercícios desses programas sozinhos, mas quase sempre se beneficiam da
supervisão de um especialista. Em atendimentos no centro de saúde, na escola
pública ou secretaria da saúde locais direcionados aos atendimentos podem ter
um programa de estímulo infantil adequado, ou podem lhe recomendar um profissional especializado que pode visitar
sua casa regularmente para ajudar seu filho e ensinar exercícios e jogos
adequados para as necessidades das crianças. Hospitais universitários e
organizações privadas que auxiliam crianças com necessidades
especiais também são boas fontes de informação.
Use
atividades lúdicas - brincadeiras
são uma importante forma de aprendizado para todas as crianças. As crianças com
necessidades especiais que não podem se movimentar para explorar sozinhas ainda
têm a possibilidade de aprender, viajar com a família. Dentro de casa, ela pode
ser carregada ou guiada de um cômodo a outro, e realizara atividades que
estimulem o tocar, o sentir, ver, cheirar ou ouvir vários objetos. Crianças
cegas podem usar suas mãos, rostos, pés e outras partes de seus corpos para
explorar e aprender através de atividades sensório motoras. E as surdas
precisam de estímulos auditivos, de linguagem e, como todas as crianças,
precisam ouvir explicações sobre o que está acontecendo ao seu redor. Figuras
em livros e revistas são outra forma de expor essas crianças a lugares,
pessoas, animais e formas de vida fora de seu círculo comum.
Brinquedos
dão outro meio de compreender nossos corpos e o mundo. Crianças com
necessidades especiais podem ter problemas para usar brinquedos
convencionais, mas os pais podem adaptá-los às necessidades deles ou criar
brinquedos apropriados. Muitas comunidades possuem brinquedoteca que funcionam
como recurso para fornecer brinquedos projetados ou selecionados especialmente
para crianças com necessidades especiais.No entanto, não importa o quanto um
pai ou uma mãe tente dar a seu filho, sempre há limites para o que eles podem
conseguir sozinhos.
http://saude.hsw.uol.com.br/necessidades-especiais-infantis3.htm
Autor: Michael Meyerhoff
A necessidade de amor está presente em todos os momentos de nossa vida, não importa a condição, precisamos de amor e carinho,o apoio dos pais é de fundamental importância no desenvolvimento infantil.
ResponderExcluir