CONHECENDO E APRENDENDO SOBRE O CORPO
Contém:
1- Tabuleiro
2- Caixinha com números
3- Perguntas
4- Seta
5- Quadradinhos de EVA
Material - Construindo o Jogo
- Caixa com papel cartão azul
colado em cima.
- Figuras de órgãos do corpo
humano coladas.
- Caixinha com papel colado e
números riscados de 1 a 10.
- Papel EVA cortada em quadrados
e em seta
- Papel A4 para com as perguntas
- Cola de Isopor
Dinâmica do Jogo
É
solicitado que o individuo escolha um numero, o qual corresponde as figuras. Ao
escolher
o
numero da caixinha, esse é marcado com um quadradinho verde em meio aos outros números.
Em seguida faz-se a primeira pergunta: Qual é o nome do órgão ? O jogador deve
responder;
A segunda pergunta é : Qual/ Quais as funções desse órgão ?; A terceira
pergunta
é :
Quais as possíveis doenças que podem acometer o órgão? ; Por ultimo: Quais as
medidas
preventivas
para essa doença ?
Objetivos:
1- Favorecer o conhecimento dos
principais órgãos do corpo humano;
2- Estimular a reflexão sobre a
saúde;
3- Identificar o conhecimento do
individuo a cerca de doenças que podem acometê-lo;
4- Proporcionar conhecimentos
sobre medidas preventivas das doenças;
5- Estimular a memória e
associações;
6- Favorecer a importância do
cuidado a saúde;
7- Estimular a aprendizagem;
Público Alvo
Indivíduos que já possuem um conhecimento
adequado e que estão suscetíveis a essas doenças. Adolescentes, adultos e idosos,
podem realizar ainda as atividades crianças, seria necessário algum
conhecimento sobre o assunto.
Observações
- As perguntas devem ser feitas
uma de cada vez. Caso o jogador não saiba responder é
importante que o facilitador
responda e explique as funções do órgão, as possíveis doenças e
as medidas preventivas.
-Existem somente 8 “fatias de
Pizza”, mas em duas delas contem 1 figura a mais.
- É importante que no final do
jogo se deixe um Feed back para o participante, relacionando o
centro do tabuleiro onde se
observa uma figura humana. Nessa figura está escrito Saúde na cabeça,esse local
foi escolhido para se pensar sempre e acima de tudo na saúde. Nos dois membros
tem-se em destaque prevenção e tratamento, os quais são a base da saúde e enfim
da VIDA.
Ela se encontra no centro de tudo. Além disso,
é relevante destacar que esses órgãos formam nosso corpo e que estão intimamente
relacionados. E que se for observado algo que possa comprometer um órgão, os que
estão próximos poderão ser afetados. Dessa forma, temos que cuidar de nosso
corpo, de nossa saúde, ou seja, de nossa vida.O jogo foi feito com base em
pensamentos próprios;
Aluna de Terapia Ocupacional(UEPA)
Abigail Farias
ResponderExcluirUm jogo criado pela aluna de Terapia Ocupacional (UEPA) Abigail Farias, uma idéia relevante para favorecer o conhecimento, de adultos, idosos e crianças. Parabéns Abigail.